Como fazer cortes finos em madeira

Como fazer cortes finos em madeira

Como fazer cortes finos em madeiraSe você precisa fazer cortes finos em madeira, saiba que a serra de fita já é projetada para isso, você só terá que configurar a sua serra para que ela faça cortes mais finos ainda. Você precisará usar a lâmina certa em conjunto de uma barreira, ajustando-a firmemente, deixando pouco espaço para a vibração ou para qualquer oscilação da lâmina. Não se esqueça de verificar se ela está limpa e afiada para que possa fazer cortes finos.

Cortes finos e limpos são de responsabilidade do operador da serra e ele precisa ter boa coordenação olho-mão e mãos firmes. Veja o passo a passo para um corte fino:

  1. Você deve abrir todas as portas de acesso que tem na serra. Com uma mangueira de ar com bico, faça uma limpeza mais profunda de qualquer lascas, serragem ou estilhaços.
  1. Após, instale uma lâmina de serra de tira com, no mínimo, 24 dentes em cada uma polegada, 2,5 centímetros. E se você não tiver certeza dos dentes da serra, basta marcar 2,5 centímetros na lâmina e contar quantos dentes tem entre as marcas.
  1. Você deve apertar a lâmina de forma que, ao puxá-la com seus dedos, ela não se desvie por mais de 1,5 centímetros.
  1. Medindo a espessura da madeira, basta deslizar os rolamentos da lâmina de forma que ela passe por dentro de 1,5 centímetros da superfície da madeira, ou seja, vamos supor que a espessura da madeira seja de 2 centímetros, então você define o guia para 2,5 centímetros da parte inferior do rolamento até o topo da mesa.
  1. Por fim, prenda a viga do lado da barreira e use a braçadeira em todas as extremidades. Basta ligar a serra e usar a barreira como um guia para empurrar bem devagar a madeira por meio da lâmina de forma mais harmoniosa e consistente possível, pois assim você fará cortes mais finos e limpos.
Compartilhar +

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>