Segurança no serviço de marcenaria

Segurança no serviço de marcenariaTodos sabemos que a segurança é super importante em qualquer tarefa, afinal ninguém quer ir trabalhar e sair todo machucado. Assim, saber quais os limites e o que deve ou não ser feito dentro das suas tarefas é importante para garantir não apenas a sua segurança mas do negócio como um todo, já que envolve mais gente e coisas que só nós mesmos. Pense em uma indústria química que alguém mistura um componente errado. O resultado pode ser desastroso, não é mesmo? Pois na marcenaria isso não é diferente.

Tomar assim algumas medidas preventivas faz toda a diferença no dia a dia de uma marcenaria e faz com que o ambiente seja mais agradável e favorável de se trabalhar. O local de trabalho deve ser limpo e as máquinas sempre em perfeito funcionamento. Já falamos outras vezes, sobre a necessidade de se fazer uma manutenção correta em ferramentas e equipamentos. Pois isso, é justamente para garantir a sua correta operação e consequente segurança de todos os que operam ou estão por perto. Uma área de trabalho limpa faz bem não apenas para a saúde – pois não fica se aspirando pó – mas também previne sim acidentes “bestas” como chutar ou tropeçar em um pedaço de madeira ou serragem por exemplo. Sujou, limpou. Essa é com certeza uma das primeiras regras de segurança.

Fora isso, a manutenção em dia de máquinas e equipamentos correta e o uso de EPIs como luvas, protetores auriculares, óculos e EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), que são acoplados nos equipamentos, como faixas de sinalização, coifas protetoras e motores de avanço e que possuem o intuito de não apenas proteger os operadores como também melhorar a sua produtividade. Conhecer e saber usar esses equipamentos é meio caminho andado e vão de encontro com as demais práticas preventivas como cuidado e atenção no momento de operar serras circulares de bancada – mantendo sempre as mãos longe da linha de corte, por exemplo; usar guias de alinhamento e apoios; parar totalmente as máquinas antes de qualquer ajuste na guia ou lâmina e etc. Com os cuidados corretos e atenção no que se faz é possível não apenas reduzir mas eliminar os acidentes em marcenarias. Basta colocar em prática.

Fonte: Imagem

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>